segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Falar sobre o quê??? . . . Sobre Legendas / Direito Autoral


Legendas estão suspensas por causa da questão dos direitos autorais.

Se a problemática é o direito autoral então o que deveriam ser proibidos seriam os próprios conteúdos em vídeo. Acontece que a uma “altura dessa do campeonato” já não é possível conter essa imensidão que tomou de conta dos “internautas”.

Então por que só a legenda paga o pato? Como se o fato de tirar as legendas de circulação encerraria a onda de “downloads” dos conteúdos em vídeo. Uma parte de “usuários” ainda necessitam de legendas mas há um outro tanto que não. A legenda é só o final do problema ou como se refere a tão conhecida expressão: A legenda, nesse caso, é só a ponta do iceberg.

Vivemos uma era de convergência das mídias, com conteúdos disponíveis em vários formatos, com novos fluxos de circulação e nova temporalidade. O espectador já não espera mais 6 meses para o filme chegar aos cinemas e mais 6 para está nas locadoras. Portanto, a indústria cinematográfica tem que conciliar um meio termo entre tecnologias disponíveis, interesse do público e rendimento econômico.

2 comentários:

Polyana Amorim disse...

é engraçado eu vir aqui e te ver falando sobre legendas e tal. peguei com pedro, a 2ª de dexter e como nosso amigo é poliglota, baixou alguns capítulos sem legenda. mas como minha compreensão do inglês falado é pobre. eu preciso da legenda, senão perco detalhes importantes.

mas a discussão nem é essa. eu acho que proibir legenda não vai resolver o problema, é como tentar tapar o sol com a peneira. já existem corporações que vivem pra essa disponibilização de filmes e séries...eu acho até engraçado, tipo vem na abertura de uma série, os créditos do povo que tá disponibilizando, a tradução, a sincronia, essa coisa toda e no final eles põem 'baixe de quem faz. recuse piratas'. o negócio já tá tão sério que existe uma campanha de 'diga não a pirataria' entre os piratas mesmo. tipo, existem os piratas profissionais e os amadores. então, eu pergunto: se a situação já chegou a esse patamar, como é que as pessoas acham que podem sanar o 'problema' dos downloads gratuitos proibindo a disponibilização de legendas? é mta ingenuidade.
não pense que eu sou contra a pirataria, nem gosto mais de chamar assim.[ afinal, eu usufruo disso]. a medida mais plausível a ser tomada [pelos verdadeiros dono do conteúdo] é distribuir oficialmene o produto na net [seja por um preço acessível, ou só pra visualização no site]. a internet chegou e ficou. se vc quebra um esquema desses hj, amanhã aparecem cem. não dá pra conter. o negócio é pensar novas estratégias de distribuição que contemplem a galera que é rata de net e atravessa a madrugada atrás de links e mais links.

Dona Reis disse...

Concordo com Poly. Não resolve o problema, pelo contrário, aumenta!
Cheiro,linda!